19 de setembro de 2009

TODOS SOMOS POUCOS

Sabemos contestar, sabemos criticar, sabemos (os velhos) resmungar, mas há uma coisa que todos ainda temos que aprender: que a mudança é uma tarefa de todos. Se assim não fôr corremos o sério risco de ser uma mudança que satisfaça apenas a alguns poucos ou seja muda a satisfação de uns para outros mas a maioria fica no mesmo lugar ... a resmungar.
Quando decidi participar na equipa que se dispôe a trabalhar porque acredita que Mafra Merece Melhor, fi-lo por n ordem de razões:
- Primeiro - porque é uma equipe predominante de jovens e o futuro é essencialemente deles
- Segundo - porque em primeiro lugar está a preocupação com as pessoas
- Terceiro - porque sei que quem melhor conhece as soluções para os problemas são aqueles que os sofrem na pele
Daí a ter integrado uma equipa que tem por lema de trabalho: Participação, disponibilidade, intervenção e resposta aos problemas.
Participação pois não queremos ser «as doutas cabeças» que sabem todas as respostas, queremos ouvir, discutir, encontrar soluções num dialogo permanente com as pessoas.
Disponibilidade porque sabemos que os problemas são muitos e complexos e isso exige uma completa disponibilidade para os resolver, pois também sabemos, que há um tempo para além do qual qualquer solução deixa de o ser.
Intervenção coerente, assente no sentir e na vontade da comunidade. Persistentes, mesmo sabendo que somos incómodos daremos a Cesar o que é de Cesar mas a Mafra o que é de Mafra. Não pactuaremos com interesses estranhos ao bem estar da população da freguesia,não aceitaremos quaisquer pressões, nem nos envolveremos em jogos de poder ou de interesses. O nosso posicionamento na defesa das pessoas de Mafra será sempre «pão, pão e queijo,queijo» doa a quem doer.
Resposta em tempo útil às questões que nos forem levantadas, tendo uma informação permanentemente actualizada e disponível sobre o andamento dos processos.
É por isso que aqui estou, porque acredito que esta equipa é capaz de contribuir para que Mafra seja uma terra de pessoas mais participativas, mais apoiadas, mais respeitadas e mais felizes.

Sem comentários: