22 de outubro de 2009

QUE SEGURANÇA?

O que aconteceu ontem em frente à Escola José Saramago podia ter sido trágico. Que nos sirva de alerta!
De manhã uma cena caricata de uma disputa entre duas jovens ocasionou uma intervenção rápida e esopalhafatosa das Forças de Segurança com luzes e ti-nó-ni. Óptimo!
No entanto, à tarde as coisas pioraram mas desta vez com cenas de agressão grave em pleno meio da estrada, movimentos de grupos de individuos, de carros, esses sim perigosos, e acabaram em esfaqueamento. A intervenção das Forças de Segurança desta vez fez-se tardia.
O caricato da questão é que hoje, foi a exibição: dois carros da Escola Segura estacionados em frente à escola com as suas "guarnições" de de botas altas e óculos escuros pavoneando a sua presença. Ridículo e tipico na confirmação do velho ditado «casa roubada trancas à porta» já que desde a criação da "Escola Segura" raras foram as vezes que vimos a presença da «segurança» por ali "fazerem um giro".
Encostado à parede a fumar o meu cigarro dei por mim a pensar: será que agora vem para aqui porque já é seguro?
"Escola Segura" não pode ser só um distico colocado nas viaturas com o apoio da Câmara Municipal para inglês ver. Tem que promover uma escola de facto segura já que é nas escolas que se concentra a quase totalidade da juventude do concelho e por isso, são o manjar apetitoso para rufias, agressores, larápios e traficantes.
Mafra merece melhor prevenção!

Sem comentários: